Na onda do cobogó
- Milena Coutinho Scalioni
- 15 de fev. de 2016
- 1 min de leitura
Cobogó é o nome dado aos blocos vazados, que hoje em dia tomaram forma a partir dos mais variados materiais. O cobogó tem sua origem inspirada na arquitetura árabe e recebeu este nome a partir das iniciais de seus criadores: Amadeu Oliveira Coimbra, Ernest August Boeckmann e Antônio de Góes.
A inspiração veio do muxarabi: elemento arquitetônico árabe, é formado por treliças de madeira instaladas nas sacadas e janelas das casas, no intuito de permitir que luz e ventilação adentrem o ambiente e ainda possibilitam visão do exterior. Mas estas treliças são construídas de tal forma que impossibilitam que quem está do lado de fora consiga ver o interior da edificação. O intuito era mesmo o de proteger a imagem da mulher árabe.


Voltando agora ao cobogó... Ele nasceu em 1929 e logo patenteado por seus criadores que trabalhavam na construção civil e usaram este novo elemento como solução para amenizar as condições climáticas no interior das casas nordestinas, levantavamparedes sem bloquear a entrada de ar e luz no ambiente. Esta solução se popularizou tanto nos anos de 1940 e 1950 que passou a ser usada também no interior das casas. Desde então ele foi sofrendo pequenas modificações e acabou sendo muito utilizado na construção de Brasília pela afinidade estética e se encaixar como solução pefeita para as condições climáticas locais.
Nos últimos anos ele voltou como uma forte tendência na decoração e pode, agora, ser encontrado em diversos materiais como madeira, vidro, mármore e cerâmica, para citar alguns. Confira abaixo as aplicações dete elemento arquitetônico e inspire-se!!!





Comments