top of page

Pallet na decoração

  • Foto do escritor: Milena S. G. Coutinho Scalioni
    Milena S. G. Coutinho Scalioni
  • 19 de mai. de 2016
  • 3 min de leitura

Afinal como se escreve? Todas as formas são provenientes do francês “Pallete”, na lingua inglesa se escreve “Pallet”, no português foi adotado como “Palete”ou “Pálete”, nenhuma forma está errada.


Mas o que é? O pallet é um estrado, originalmente feito de madeira, ma também pode ser produzido em plástico ou metal. Foi criado com a finalidade de ajudar no transporte, manuseio, armazenagem e suporte de cargas. Eles se encaixam nas empilhadeiras que conseguem transportar uma carga maior e mais pesada do que antes de sua criação. Com isso facilita toda a operação e logística, reduz a utilização da mão-de-obra e ainda economiza tempo de carregar e descarregar. As empresas também utilizam os pallets para arrumarem os espaços no estoque, pois diminuem os danos de produtos, possibilita melhor utilização dos espaços e facilitam a identificação dos produtos para os funcionários.



A maioria dos pallets são fabricados em madeiras de eucalipto ou pinus, mas existem vários tipos e tamanhos diferentes. Eles chegam de navio, dentro de containers e as empresas não desejam retornar com estes objetos para seus países de origem devido ao custo e acabam descartando ou vendendo para reutilização.


O aproveitamento deste material na decoração veio para ficar, afinal reutilizar materiais está cada vez mais comum no ramo da arquitetura. O diferencial é que ele pode ser trabalhado por qualquer pessoa, não precisando ser um profissional na marcenaria. Usar a criatividade e bom gosto é a receita perfeita, seu reaproveitamento ajuda o meio ambiente, e você tem a possibilidade de fazer mobiliário personalizado com uma decoração diferente para sua casa. Quem vai deixar passar esta oportunidade de ter uma vida mais verde?


É possível transformar o pallet em itens diversos para todos os cômodos da casa, há varias maneiras de acabamento: Se quiser algo rústico deixe a madeira com a cor natural ou cores cruas, se preferir um móvel moderno o ideal é enverniza-lo ou colocar vidro para dar durabilidade e proteção. Para quem possui um espaço descolado experimente pintá-los com cores vibrantes e colocar rodinhas para dar flexibilidade no móvel.


Camas - aqui os pallets podem ser usados na base, horizontalmente, dando suporte para o colchão ou na cabeceira (onde são colocadas na vertical). Na base, você pode usar apenas uma fileira, caso queira algo mais próximo ao chão, ou com duas ou mais camadas para camas mais altas.




Criado-mudo - Você ainda pode usá-los como um criado-mudo ao lado da cama. Vale também o reaproveitamento de caixotes de frutas, aqueles usados pelos feirantes.




Sofás - aqui eles servem como estrutura para o estofado e as almofadas, podendo ser empilhados para aumentar a altura do móvel. Você pode combinar outros itens tais como rodinhas ou pés de madeira ou plástico. Na hora de pintar, dá até para usar cores distintas e fazer um sofá colorido ou com tons de preto e branco. Para quem quer um acabamento mais elaborado, o pallet também pode receber a laca na cor desejada.




Mesas - pallets dão ótimas mesas por causa do seu formato rectangular. Para que você possa colocar as cadeiras debaixo da superfície do pallet, o ideal é usar caixotes como base ou outro tipo de estrutura (pés metálicos tubulares, plásticos, e uma infinidade). Você ainda pode fechar os vãos do pallet com tiras de madeira ou colocar um tampo de vidro ou madeira sobre o material.






Estantes - Para montar estantes de pallets, o melhor é cortá-los em tiras mais finas para economizar o espaço horizontal, e ir colocando umas sobre as outras. Além dessa estrutura feita por sobreposição, você pode usar bases ou tiras/pedaços de madeira entre elas para ampliar o tamanho do vão, de modo a comportar objetos maiores.





Suporte - Depois de dar o acabamento desejado ainda há a possibilidade de pendur o pallet na parede, encaixando, entre os vãos suportes para plantas ou outros objetos. Aqui as opções variam conforme a sua criatividade.


E aí? Se animou a por a mão na massa e dar uma repaginada naquele cantinho ou ambiente que já está meio monótono? Use e abuse da criatividade!

Até o próximo post!

 
 
 

Comments


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Twitter Basic Square

Milena Coutinho _ Arquitetura e Interiores

55 31 3337.9282   | 55 31 99975.9979   |   milcoutinho@hotmail.com   |   Belo Horizonte/MG

    bottom of page