Qual é o seu estilo?
- Milena S. G. Coutinho Scalioni
- 30 de jul. de 2016
- 2 min de leitura

A palavra estilo está ligada a muita coisa no nosso dia a dia e abrange áreas diversas. Mas o que é estilo?! Devemos escolher somente um como marca pessoal ou devemos estar a abertos a todos? E os profissionais ligados a estas áreas? Será que sabem trabalhar os mais diversos estilos? Hoje vamos iniciar uma discussão a respeito deste tema e espero conseguir esclarecer possíveis dúvidas…
Estilo é a tradução de um modus-vivendi, ou seja, é o reflexo de como se vive e de como se imprimem os conceitos e os valores estéticos de um povo, família ou indivíduo. Na decoração (que é o nosso foco), o estilo deve ser usado para atender às necessidades de um espaço, refletir as características de seus usuários e usar técnicas e materiais disponíveis daquele tempo.
O arquiteto não deve estar preso a um único estilo, ele deve saber caminhar por todos eles, orientando seus clientes para atingir um ambiente que os satisfaça, emocione e os represente.
Muitas vezes, ao iniciar um projeto, pode ocorrer um bloqueio criativo. Nesses casos, uma boa solução é recorrer a estilos decorativos pré-concebidos. O uso do estilo e decoração na decoração de interiores de qualquer espaço, preferivelmente, deve estar de acordo com a arquitetura, as artes e os objetos. Vale lembrar que é de suma importância conversar muito com o cliente para entender seus gostos e preferências no intuito de projetar ambientes com composições estéticas harmônicas, que consigam atravessar o tempo sem ficarem antiquados.
Saiba mais sobre esses estilos de decoração e descubra como construir um ambiente harmonioso. Nos próximos posts, trarei os mais populares estilos decorativos e explicaremos melhor suas definições, uso e particularidades.
Clássico
Retrô
Vintage
Escandinavo
Contemporâneo
Étnico
Moderno
Rústico
Fiquem ligados, tem muita informação boa vindo por aí e tudo feito com muito carinho!
Commentaires