top of page

Está faltando espaço?

  • Foto do escritor: Milena S. G. Coutinho Scalioni
    Milena S. G. Coutinho Scalioni
  • 3 de mai. de 2016
  • 3 min de leitura

Hoje o post será sobre dicas de como aproveitar melhor os espaços e como deixá-los com aquela decoração que você sempre quis. Quatro pontos importantes para a execução desta tarefa precisam estar em harmonia e um monte de dúvidas poderão surgir ao tentar aliar: Praticidade, beleza, sensação de amplitude e conforto a um ambiente pequeno.

Mas aqui você vai ver que não precisa se sentir dentro de uma lata de sardinha na sua própria casa!


1- SIMPLIFIQUE

Não guarde coisas que não usa mais, elas ocupam espaço e são simplesmente inúteis! É incrível como é fácil acumular coisas das mais variadas inutilidades ao longo dos anos… Se você tem algo que não usa mais, faça uma boa ação doe, ou coloque à venda na internet ou, simplesmente, JOGUE FORA!




2- ESPELHOS

Usar espelhos é um grande truque para dar mais leveza e suavidade em um ambiente pequeno. Você pode optar por um espelho grande (o mais comum) ou espelhos pequenos usados em conjunto. Use também espelhos nas laterais de corredores, pois dará sensação de ampliar o espaço.



3- ORGANIZADORES

Você pode usar caixas ou cestos para organizar suas coisas, ao invés de deixar tudo jogado pela casa. Existem móveis, como poltronas, sofás, baús, bancos e camas com compartimentos secretos para guardar os objetos. Use e abuse!



4- ORGANIZAÇÃO

Espaços improváveis, como cantos das paredes, são perfeitos para colocar armários ou prateleiras feitos sob medida. Nesse ponto a criatividade é a bola da vez! Aproveitar os cantinhos para guardar tudo o que for preciso e lançar mão de alguns truques para fazer a área parecer maior aos olhos valem a pena e resolvem os problemas.



5- INTEGRAÇÃO

Uma dica boa é integrar a maior área que você puder no seu apartamento para fazer em um único ambiente: sala de estar, sala de jantar e escritório. Para não ficar muito apertado, tire o máximo de paredes possíveis, para dar uma sensação de espaço amplo e aberto. Se você puder fazer uma cozinha do tipo americana, também amplia muito a sala.



6- MÓVEIS SOB MEDIDA

Os móveis planejados são uma alternativa interessante para apartamentos pequenos, mas para quem não pode investir neles em todos os cômodos, uma boa opção seria priorizar apenas a cozinha e o quarto. Ter um guarda-roupa planejado, que cabe exatamente no espaço projetado para seu quarto e um armário de cozinha, que cabe certinho no espaço que você tem e conseguem acomodar todas as suas coisas e atender suas necessidades, fará muita diferença no resultado final da decoração. Se você mora em uma quitinete, então, nem se fala, esses detalhes se tornam mais importantes ainda! Gosto muito de frisar que o barato sai caro, então, se precisar poupar, poupe com algo menos importante.




7- FORRO DE GESSO

Evite o forro de gesso que diminuI a altura das paredes dos apartamentos, piorando a sensação de aperto. O ideal é tentar manter o pé-direito de 2,60 m. Banheiros podem ter altura de 2,40 m – até boa para os padrões de hoje. Se precisar abrir mão do forro de gesso, será preciso deixar de lado as lâmpadas embutidas: troque-as por pendentes decorativos, mas sem exagerar na quantidade. Sentiu falta de luz? Adicione iluminação indireta, como luminárias de chão ou de mesa.

8- PISOS

Use os tapetes na maior dimensão possível. Envolva todos os móveis do ambiente em um só tapete. Tapetes pequenos dão a impressão de estar em um espaço cheio de divisões – e, portanto, mais apertado. Além disso, atravancam o caminho, atrapalhando, por exemplo, na hora de arrastar uma cadeira.

Se não quiser tapetes grandes, deixe o piso à mostra. Nesse caso, revista o chão com madeira: O material natural é mais confortável, bonito e durável do que o piso frio ou laminado.

9- BELICHES

Beliches são ótimas opções para economizar espaço em quartos pequenos. Alguns vem com mesas de escritório e armários embaixo, que facilitam a arrumação e a organização do ambiente, incluindo novos recursos e espaços para o quarto. Assim a criançada terá espaço para brincar e estudar. Para quem tem pressa, lojas como Etna e Tok Stok sempre têm móveis deste tipo em sua linha e apresentam boas soluções.

10- TONS SUAVES

Cores claras e, não somente branco, darão a sensação de espaço mais extenso, iluminado e functional.

11- VISUAL MODERNO

Móveis antigos são lindos, mas são mais difíceis de adaptar em ambientes pequenos. Opte, preferencialmente, por peças modernas.




12- PLANTAS

Plantas dão vida a qualquer apartamento, em locais pequenos podem ser penduradas no teto ou na parede através de ganchos especiais. Não se esqueça que a maioria precisa de luz solar para sobreviver e escolha, com carinho o local adequado para elas.

Essas são algumas das dicas dessa semana, espero que goste e aproveite. E não esqueça que o fundamental é planejar, de preferência com um profissional, antes de começar a reforma, assim o barato não sai caro!

Comments


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Twitter Basic Square

Milena Coutinho _ Arquitetura e Interiores

55 31 3337.9282   | 55 31 99975.9979   |   milcoutinho@hotmail.com   |   Belo Horizonte/MG

    bottom of page